Quando vamos ao supermercado, farmácia ou perfumaria encontramos diversas marcas de desodorantes e antitranspirantes. Você já se perguntou qual é a diferença entre um e outro (ou mesmo se existe diferença entre eles). Existe e são essas:
"Os antitranspirantes são classificados como produtos de Grau 2 pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). São produtos que possuem indicações específicas de uso e cuidados, é exigida comprovação de segurança e/ou eficácia. Afetam a função do corpo inibindo a transpiração, com uso de sais de alumínio e alumínio-zircônio que fazem o fechamento dos ductos sudoríparos, reduzindo o fluxo de suor das secreções das glândulas sudoríparas, com isso reduzindo também a quantidade de água e nutrientes, funcionando como desodorantes indiretos.
Os desodorantes, segundo a ANVISA, são produtos Grau 1, “por possuírem propriedades básicas ou elementares” não necessitando, inicialmente, de comprovação nem detalhamento de informações sobre suas condições de uso. Não interferem na função natural do corpo, ruptura do fluxo de suor, e sim mascaram o odor por meio do uso de fragrâncias e antissépticos em sua composição, diminuindo o número de bactérias presentes na área afetada." (Trecho do Artigo: Toxicidade de Triclosan em Desodorantes*)
Colocar atenção nos itens de cosméticos e higiene assim como colocamos em nossos alimentos é importante porque tudo contribui para nossa saúde (ou falta dela...).
Comentários
Postar um comentário