O Yoga é uma prática da tradição indiana que, através de recursos psicofísicos tem como objetivo a união da mente e do corpo. Tem sido reconhecida como uma forma eficaz de tratamento complementar para diversos tipos de doenças e prevenção delas. No dia 27 de março de 2017 foi incluída pelo Ministério da Saúde à Politica Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
A prática regular de Yoga é de fundamental importância ao combate e prevenção do stress, uma queixa constante hoje em dia. Durante a prática tem- se como objetivo manter a mente ativa e presente com o intuito de que o praticante pereba e sinta todas as sensações no momento da aula dando suporte para que possa reconhecer e lidar com elas fora da prática também.
O Yoga é baseado em auxiliar a natureza do sofrimento humano, desenvolvendo a sua personalidade. A filosofia indiana não trabalha somente a forma de pensar, mas uma forma de estar no mundo com o objetivo de explicar a natureza humana propondo aos praticantes meios para encontrar suas próprias respostas para suas questões.
Em uma prática trabalha-se os Yamas e Niyamas, princípios de boa conduta que orientam a relação do indivíduo com o mundo objetivando trazer paz e harmonia na convivência com os outros e com si próprio. Os Ásanas, posturas psicofísicas que, além de promoverem alongamentos de grupos musculares distintos para relaxamento físico, associam visualizações e movimentos respiratórios específicos que alteram também estados de consciência. O Savasana que promove o repouso do organismo no nível físico e mental e remove o cansaço do praticante. Pranayamas, que são exercícios respiratórios que tem como objetivo preparar a mente para a meditação. E, por fim, Dharana que é a concentração onde se tem como objetivo a fixação da atenção em um único foco, gradativamente boqueando qualquer outro pensamento.
Uma prática bem conduzida diminuirá o excesso de vrttis (excesso de pensamentos que origina a mente reativa) que são considerados os principais motivos das doenças psicossomáticas. Durante a prática são colocados meios para deter esse fluxo de pensamentos. Mantem-se a mente ativa e com interesse intenso por tudo que existe ao redor, trazendo o praticante, o quanto possível, para o momento presente. Tirando- o dos cenários de medo, que causam uma carga do sistema nervoso e distúrbios em outros sistemas também. Promove o relaxamento, que alivia a tensão muscular e preocupação mental. Estados profundos de relaxamento melhoram também as funções imunológicas.
Não é uma maravilha? O que está esperando para pegar um tapetinho, canga ou esteira procurar um professor que você se identifique e começar a praticar?
Comentários
Postar um comentário