O primeiro dos Yamas (Para saber quais são os outros Yamas, leia esse artigo) Desde o primeiro dia de prática de Yoga ouvimos o professor falar de ahimsa (não violência) e Patanjali fala sobre ahimsa no capitulo II dos Sutras:
II-35 Ahimsa- pratisthayam tat-samnidhau vaira- tyagah
Que se traduz em: Estando (o Yogi) firmemente estabelecido na não -violência, deixa de existir hostilidade em sua presença.
Ahimsa é uma qualidade de amor universal e não uma simples atitude passiva e inofensiva. Qualquer indivíduo que desenvolveu ahimsa encontra-se interiormente sintonizado com todas as criatura vivas. Neste sutra, Patanjali diz que quando o indivíduo fez de ahimsa uma virtude, qualquer um que se aproxime dele, podendo ser a pior das criaturas, ficam subjugadas as vibrações de amor e bondade dele emanadas.
E como colocar isso em prática, reconhecendo que ainda engatinhamos na caminhada para ser o Yogi que patanjali cita nas escrituras?
Partiremos do principio que qualquer mudança precisa começar e ser praticada consigo. Quando você poderia praticar a não violência e negligenciou? Colocando de forma simples e fazendo um link com o Ayurveda, O que você faz ao acordar? Espreguiça, observa seu corpo (se descansou, como foi a noite de sono) e faz do seu despertar um ritual ou desliga o despertador e pula da cama (normalmente atrasada)? Como está a sua alimentação? Você se alimenta para nutrir seu corpo e ter energia para as atividades diárias ou simplesmente para matar uma fome emocional? E como vc lida com a sua postura física fora do tapetinho? Observa possíveis dores e corrige usando as técnicas aprendidas nas aulas ou ignora os sintomas? E a sua postura mental? Tem cuidado com o que alimenta seus sentidos: lido bons livros, ouvido boa musica, praticado meditação e atividades que te tragam prazer ou vai levando seus dias e cumprindo as "obrigações"?
Ser gentil com seu corpo e com seus pensamentos é um principio para a pratica de ahimsa. Repare como uma coisa leva a outra...No Ayurveda aprendemos que uma mente equilibrada faz boas escolhas, boas escolhas trazem boa saúde para o corpo e para mente, boa saúde traz felicidade e felicidade transborda. Quando se está feliz com o seu corpo, com a sua vida e com as suas escolhas é impossível não desejar que todos os outros seres do Planeta tenham esse sentimento também.
Portanto AHIMSA na prática diária pode ser traduzida como a sua felicidade e amor próprio que transbordam e atingem todos os outros seres da Terra.
Comentários
Postar um comentário