Quando se fala sobre ayurveda a primeira coisa que se quer saber é: Qual é meu dosha?
O corpo físico é formado por doshas, dhatus (tecidos) e malas (resíduos). E a tradução de dosha é "o que é passível de desequilíbrio".
Os doshas são responsáveis por três funções e são indispensáveis para nossa sobrevivência. Estas funções são:
- Coordenação da atividade celular;
- Integração do sistema;
- Adaptação ao meio.
A vida acontece dentro de um ambiente que se encontra em constante mudança e nós somos um sistema permeável a informações, absorvemos o que acontece no meio e os doshas são responsáveis por essa regulação. Por isso que a máxima do ayurveda é: semelhante aumenta semelhante e oposto reduz oposto. Quando se está em equilíbrio, nossos doshas mentais trabalham em conjunto com os doshas físicos e vamos dançando conforme a música.
Um exemplo prático: Você resolve praticar uma corrida ao meio dia de um dia qualquer no mês de dezembro (um sol escaldante). Você começa a suar para regular a temperatura interna, que começa a subir demasiado. Seu corpo te dá sinais de que esse não é um momento de praticar corrida. Se você escuta, pára em uma sombra e toma uma água de côco, seu corpo agradece e se mantém em equilíbrio. Mas se você ignora os sinais do seu corpo e continua correndo, um desequilíbrio começa. Além de suar, seu rosto fica vermelho, sua pele mais sensível e queimada, mais tarde pode ter dor de cabeça e sinais de desidratação...
Se esse episódio acontece vez ou outra, ok. Seu corpo dá conta de se reequilibrar. Mas se o episodio se repete muitas vezes, o corpo não dá conta, e é aí que começam os desequilíbrios mais graves que podem virar doenças.
Para se viver em equilíbrio, é preciso entender que existe uma inteligência biológica (doshas) que está constantemente promovendo a adaptação com o meio e respostas adaptativas eficientes que preservem seu corpo independente das circunstâncias.
Os doshas são moléculas inteligentes que dizem ao corpo como ficar em harmonia, são os biorreguladores. E esses biorreguladores são caracterizados pela teoria Tridosha.
Na teoria Tridosha temos os cinco elementos (Panchamahabutas): éter, ar, fogo, água e terra, que se combinam e formam nossos biorreguladores, nossos doshas, que são eles:
- vata: combinação de ar e éter;
- pitta: combinação de fogo e ar;
- kapha: combinação de água e terra.
Todos somos formados pelos 3 doshas e precisamos de todos eles para sobreviver, porém, cada um tem, por natureza, uma combinação dos 3 em diferentes proporções.
Nas próximas semanas falaremos mais sobre cada um dos doshas e como eles atuam em nosso dia a dia.