E já que estamos falando de ahimsa e que um cuidado com si próprio pode ser o princípio da prática da não violência, vamos falar do conceito de rotina diária (dinacharya) para o ayurveda.
Como nós vivemos nossa vida determina a qualidade dela. Aprendemos que "Uma vida feliz é feita de dias bem vividos". As escolhas que fazemos, o que comemos, a rotina do sono, nossa atividade física determinam também a saúde mental.
Seguimos 3 aspectos que são essenciais para alcançarmos um bom estado de saúde e que são chamadas de Tri Upasthamba ou Os 3 pilares que auxiliam a manutenção da vida. São eles: Brahmacharya ( ele também é um dos Niyamas e falarei dele mais pra frente), Ahara e Nidra.
- Brahmacharya: controle das atividades;
- Ahara: alimentar-se física e psiquicamente;
- Nidra: sono e descanso adequado.
Estes aspectos também estão intimamente ligados aos ritmos da natureza. A natureza tem seus ciclos (o dia e anoite, as estações do ano, as fases da Lua) e nós os ciclos biológicos, que quanto mais estiverem harmonizados com os ciclos da natureza mais gozamos de boa saúde.
O organismo se beneficia com a rotina e a regularidade dela nos coloca em harmonia com a natureza, regularizando nosso ciclo biológico. A rotina diária deve levar em consideração nossas necessidades essenciais como: se alimentar, dormir, exercitar-se, trabalhar, se divertir e meditar.
O dia é dividido em dois períodos: das 6h às 18h onde há luz, calor, vigília e satwa guna. E das 18h às 06h onde há escuridão, frio, sono, inconsciência e tama guna.
Essas variações acabam por nos indicar quais os melhores momentos de realizar as atividades essenciais. Por exemplo: Praticar meditação pela manhã onde há o predomínio de satwa guna ou começar o ritual do sono por volta das 22h onde existe o predomínio de tama guna. A realização das tarefas nos períodos adequados implica em um menor gasto de energia e maior eficiência na atividade, fator decisivo para se alcançar saúde e longevidade.
Comentários
Postar um comentário